quarta-feira, 24 de junho de 2015

O Carlos Briz na imprensa

O merecido reconhecimento do trabalho do mestre Carlos Briz, na imprensa local de Palmela.
 http://boletimmunicipalpalmela.blogspot.pt/

Coleção de Modelismo é motivo de atração



Quem passa pelo Vale da Abrunheira, dificilmente imagina que ali se esconde uma invejável coleção de modelismo, de nível internacional, que, entre vários veículos civis, sublinha a utilização de comboios, navios e aviões enquanto equipamento militar, enquadrando-o no contexto de cenários de guerra perfeitamente identificados e de grande rigor histórico.
            Os executivos municipal e de freguesia e técnicos municipais foram convidados a visitar a coleção, desenvolvida e acarinhada por Carlos Briz, que revelou ter descoberto a paixão pelas miniaturas e pelo modelismo aos dez anos de idade, por influência de um tio materno. Uma paixão que frutificou ao longo das décadas seguintes, traduzindo-se, hoje, numa coleção de vários milhares de peças, com as quais Carlos Briz compõe, também, dioramas de grande qualidade.
A Guerra da Crimeia (primeiro conflito com uso de comboios), a Guerra Civil Americana, a Guerra Franco-Prussiana, a Crise do Sudão, a Guerra dos Boers, a Grande Guerra, a Guerra Civil Russa, a Guerra Civil de Espanha e a II Guerra Mundial são alguns dos principais conflitos retratados nos dioramas construídos por Carlos Briz.
Em colaboração com o autor e proprietário, o Município pretende apresentar este espólio, no concelho, de forma modular e para assinalar eventos e efemérides, permitindo aos diversos públicos e, em particular, à comunidade educativa, contactar com esta forma diferente de viver e aprender História. O material relacionado com comboios e caminhos-de-ferro reveste-se de especial interesse para o concelho de Palmela, já que possibilitará sublinhar e valorizar a tradição ferroviária de Pinhal Novo.

Parabéns Carlos, tu mereces!

Sem comentários:

Enviar um comentário