sábado, 13 de fevereiro de 2010

Arcane Warfare Excel 5.0


As regras AWE 5.0 (Arcane Warfare Excel) destinam-se a uma representação simplificada de batalhas da Antiguidade e Idade Media, com 35-40 bases para cada lado, ou seja cerca de 120 figuras.


Estas regras representam o corolário de um projecto iniciado em 2002 que sofreu uma extensa evolução, a ponto de o sistema de jogo inicial ser actualmente quase irreconhecível.


Para figuras de 15mm o jogo decorre num tabuleiro de 120x90cm e representam um meio termo entre os pequenos jogos (60x60) e os jogos mais prolongados, com por vezes mais de 3 horas (180x120).


A afirmação deste jogo não se limita ao seu formato intermédio, pelo contrário, o essencial é o sistema de jogadas semi-alternadas, em que as ordens são dadas de acordo com os valores de dados chamados de iniciativa (INI) independentemente do lado! Ou seja um comandante do lado A pode dar uma ordem, depois um do lado A ou B, etc.


O tiro é efectuado quando uma unidade recebe ordens para disparar; o combate corpo-a-corpo e efectuado so depois de todos os movimentos tiverem sido efectuados, na ordem determinada pelo sistema de INI. Num combate ambos lados podem sofrer baixas, independentemente de quem parece ter mais vantagem.

O resultado é um jogo que capta a dinâmica de uma batalha e consegue ao mesmo tempo ser divertido.


O texto é publicado exclusivamente em inglês; para mais informações pode consultar a página em:


http://www.dnir.net/JerboaNet/AWr/AWE.htm


Bons jogos!

Sem comentários:

Enviar um comentário